O 25 de Novembro de 1975

No dia 25 de Novembro de 1975 o país esteve à beira de uma guerra civil. Confrontaram-se as forças moderadas contra a extrema-esquerda. Venceram as primeiras mas, passadas décadas, ainda não é fácil identificar quem mandou fazer o quê.

Foi um verão longo e quente que só terminou naquele fim de Novembro de 1975. Após meses de tensão que opuseram dois grandes grupos, o dia 25 definiu vencedores e vencidos, realinhando o país com as democracias europeias.

De um lado os militares moderados e os partidos de centro esquerda e de direita, como o PPD, o CDS e o PS, e do outro os militares extremistas com o PCP, a UDP e outras forças partidárias dessa área de apoio.

Após meses de tensão em que se registaram manifestações de  rua, sequestros da Assembleia da República e ameaças diversas, assinalaram-se movimentações e a ocupação de pontos estratégicos através da utilização de unidades de para-quedistas identificadas com a extrema esquerda.

A resposta foi dada por unidades ligadas aos moderados e à direita, nomeadamente os comandos, que conseguiram reocupar pontos estratégicos, selando a destino do golpe.

Faltam, no entanto, esclarecer muitos aspectos sobre os acontecimentos e nunca ficou claro qual o envolvimento das forças da esquerda nos acontecimentos desse dia.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: O 25 de Novembro de 1975
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Vitor Serra
  • Produção: RTP
  • Ano: 1990