Pesquisar

O ataque dos kamikazes

Após uma série de derrotas na campanha do Pacífico, os japoneses decidiram realizar ataques suicidas contra navios inimigos. Os pilotos nipónicos ficaram conhecidos como kamikazes na Europa e nos EUA, enquanto no Japão eram "tokkōtai", diminutivo japonês para Unidade de Ataque Especial.

Mais do que a destruição, os kamikazes inspiravam o medo entre os americanos, especialmente entre os que guarneciam navios, normalmente os alvos escolhidos pelos pilotos que morriam em nome do imperador Hirohito.

Esta nova estratégia foi desenhada pelo vice-almirante Takijiro Onishi, em outubro de 1944, depois de os Estados Unidos terem imposto baixas muito significativas à aviação naval japonesa no mar das Filipinas.

Apesar de existirem números contraditórios, acredita-se que os pilotos suicidas terão afundado cerca de quatro dezenas de navios e danificado três centenas de outros.

Para os americanos esta disponibilidade para a morte era surpreendente, como este filme documenta, mostrando os ataques suicidas a diversos navios, nomeadamente a um porta-aviões. Este filme pretendia ainda alertar a opinião pública americana para a ferocidade dos combates que tinham lugar no Pacífico.

 

Nota: Este filme é um documento histórico relevante para retratar a II Guerra Mundial, o conflito mais mortífero de sempre, mas a sua produção estava também ao serviço da propaganda, instrumento usado por todos os beligerantes, circunstância que  deve ser tida em conta durante o visionamento.

Ficha Técnica

  • Título: US carriers fight off enemy suicide attempts
  • Tipo: Filme de propaganda
  • Produção: United News Company
  • Ano: 1945
  • Origem : National Archives and Records Administration (NARA)
  • Cedido: Steven Spielberg Film and Video Archive (RG-60.0483) / US Holocaust Memorial Museum

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui