O documentário secreto sobre o Dia D
A 6 de junho de 1944 - o Dia D - os aliados desembarcaram na Normandia, em França, dando início à libertação da Europa ocidental com a operação "Overlord". Poucos dias depois, os serviços de produção cinematográfica do exército americano realizaram um documentário, classificado como secreto, para mostrar aos oficiais superiores na retaguarda o que tinha acontecido.
Este documento foi concebido em forma de relatório, reunindo imagens captadas em vários momentos e pelas diversas forças militares envolvidas nos desembarques ao longo do dia D e dos dias seguintes. Está organizado de forma cronológica para facilitar a compreensão do desenvolvimento das operações militares marítimas, terrestres e áreas.
Tudo aponta para que o responsável por coligir o filme tenha sido o realizador John Ford, vencedor de vários Óscares e comandante da unidade especial encarregada de filmar e editar filmes no exército americano.
Possivelmente devido à urgência na sua preparação o documento resume-se à soma de imagens e comentários, não possuindo qualquer outra sonorização ou banda sonora. Neste aspecto é importante lembrar que neste período as câmaras portáteis e as películas da época não captavam som, sendo este recolhido à parte por equipamento próprio e depois sincronizado com as imagens.
John Ford esteve nas praias da Normandia no Dia D dirigindo equipas de filmagem e explicou mais tarde que tinha captado muito mais imagens – a cores – dos acontecimentos, mas que estas só parcialmente tinham sido tornadas públicas porque mostravam a extensão das baixas americanas sofridas durante o ataque.
Temas
Ficha Técnica
- Título: First Film documentary of the events of D-day
- Tipologia: Documentário
- Produção: Special Coverage Unit/ Supreme Headquarter Allied Forces
- Realizador: John Ford
- Ano: 1944
- Tradução e Legendagem: RTP Ensina/ João Domingos/ RTP Produção
- Origem: National Archives and Records Administration (NARA)
- Cedido: Steven Spielberg Film and Video Archive (RG-60.1098) / US Holocaust Memorial Museum