O impacto do aquecimento global no clima do planeta
Ensino:

As secas que atingem várias partes do mundo são um dos efeitos mais visíveis do aquecimento global. Da América do Sul à Europa, não faltam exemplos de que as mudanças climatéricas estão a acontecer com elevados custos para todos os sectores, especialmente na agricultura.

No Chile, a situação hídrica é considerada crítica. Lagos e rios estão a secar porque as mudanças climáticas alteraram o ciclo normal das chuvas. enquanto o gelo das montanhas derrete mais depressa e a evaporação da água pelo calor também é mais rápida.

Os efeitos do aquecimento global não se sentem apenas na América do Sul. O seu impacto sente-se também na Ásia, em África ou na Europa, onde as fontes de água estão a desaparecer, o que – associado à subida das temperaturas – está a causar a desertificação dos territórios, o aumento da fome e das mortes resultantes de desidratação ou golpes de calor.

No Paquistão, já se registaram temperaturas de 51 graus centígrados e os locais para a recolha de água estão cada vez mais longe das populações. que lutam diariamente para se abastecer.

Nesta reportagem, pode acompanhar a declarações de populares; de José Luís Murillo, Diretor da Companhia Águas de Valparaiso, Chile; de Alex Godoy Faúndez, Diretor do Centro de Investigação e Sustentabilidade e Olivier Proust, Meteorologista da Meteo France.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Alterações climáticas
  • Área Pedagógica:
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Daniela Santiago
  • Produção: RTP
  • Ano: 2022