O legado de Galileu
Ensino:

Galileu Galilei (1564 - 1642), físico, matemático, astrónomo e filósofo italiano, construiu o primeiro telescópio da história com o qual observou a Lua e outros planetas. Descobriu a complexidade do Universo e que a Terra não é o seu centro.

Em 1609 Galileu construiu um aparelho que lhe permitiu observar sistematicamente o corpo celeste mais próximo da Terra: a Lua. Concluiu que esta, era muito semelhante à Terra; possuía uma superfície irregular, com montanhas, vales e crateras.

Mas o novo instrumento, o telescópio, ampliou também a visão sobre o próprio Universo, uma vez revelou muito mais estrelas do que as observadas pelos olhos humanos até então. Permitiu a Galileu descobrir os satélites de Júpiter, os anéis de Saturno e originou talvez a mais importante descoberta: as várias fases do planeta Vénus, semelhantes às da Lua.

Com essa observação, Galileu concluiu que isso só era possível se Vénus rodasse em torno do Sol e não da Terra como era descrito pela astronomia antiga. O “pai da ciência moderna”marcou a história com um instrumento revolucionário que provou ser o Sol o centro do nosso sistema planetário e que o Universo, sendo muito complexo e diversificado, está ao nosso alcance.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: 1 Minuto de Astronomia
  • Tipologia: Programa
  • Produção: Duvideo II Profissionais de Imagem, crl
  • Ano: 2009