O Museu da Luz, memória de uma aldeia

O museu recorda a história da Aldeia da Luz, submersa quando se construiu a barragem do Alqueva, no Rio Guadiana. No seu interior encontram-se objetos que faziam parte da vida daquele local, do qual sobra hoje a igreja.

Para realojar os habitantes da aldeia que iria ficaria submersa foi construída uma nova Luz, e como já havia a intenção de erigir um museu que lembrasse a vida no antigo povoado os técnicos contactaram os moradores com vista a recuperar peças ou materiais relativas à história e ao dia-a-dia da população.

O edifício do museu, que recebe também exposições temporárias, foi construído em xisto está perfeitamente integrado no meio natural. De uma janela pode-se ainda avistar um dos marcos da paisagem, um monte que continua acima da água e que serve de referência ao visitante.

O Alqueva é o maior lago artificial da Europa com margens em cinco concelhos, – Portel, Moura, Reguengos de Monsaraz, Mourão e Alandroal – ocupnado uma área de 250 quilómetros quadrados.

Este programa integra a série “Em Busca do Museu Desconhecido”, na qual a RTP efetua uma viagem por todo o país, mostrando espaços museológicos menos conhecidos do grande público.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Em Busca do Museu Desconhecido - Museu da Luz
  • Tipologia: Programa
  • Autoria: Margarida Metello/ Sofia Leite
  • Produção: RTP
  • Ano: 2020