O poder da língua portuguesa
O mais recente acordo ortográfico levantou muitas críticas mas, para além delas, há um aspecto em relação à língua com a qual a maioria concorda: o português é uma importante arma diplomática, um "poder suave" que não deve ser desprezado.
Cerca de 260 milhões de pessoas, em vários continentes, têm o português como língua oficial, uma realidade que pode servir como um trunfo no quadro da diplomacia mundial. Não são poucos os que defendem que a língua comum pode funcionar com um poder suave, até porque é falada em vários continentes, uma raridade entre as línguas europeias.
Há especialistas que chamam a atenção para o facto de o português estar a ser ensinado em países onde isso não acontecia até há pouco tempo. Só na China existem cerca de três dezenas de universidades leccionando estas aulas.
Mas nem tudo são boas notícias. A importância da língua cresce ao sabor da relevância das economias dos países que a falam, e com as nações de expressão portuguesa a atravessar dificuldades também decresce, nalguns casos, o interesse pelo português.
Temas
Ficha Técnica
- Título: Fronteiras XXI: O futuro da língua portuguesa
- Tipologia: Reportagem
- Autoria: Catarina Dias Ribeiro/ Tiago Passos/ Carlos Pinota/ Paula Meira
- Produção: RTP
- Ano: 2018