O que é que explode melhor?

A combustão é uma reação do oxigénio com elementos ou compostos químicos que se realiza com libertação de calor e luz. Mas como reage o oxigénio a uma fonte de ignição? E o hidrogénio? E a combinação dos dois? Vamos ver.

O oxigénio, apesar de ser necessário para alimentar uma combustão, não é, em si próprio, um combustível. Assim, podemos verificar facilmente que o oxigénio contido num balão não explode com grande aparato quando tem uma fonte de ignição.

Já o hidrogénio é um elemento químico gasoso, incolor, inodoro, insolúvel na água, menos denso do que o ar e é o mais leve de todos os elementos. O nome vem do grego hydro e genes, que quer dizer gerador de água. Quando foi descoberto por Henry Cavendish, este chamou-lhe ar inflamável. Foi Lavoisier quem lhe chamou hidrogénio, mas é fácil adivinhar que, com hidrogénio dentro de um balão e uma fonte de ignição, esta explosão será bastante mais espectacular do que a do oxigénio, nas mesmas condições.

Resta saber o que acontece quando se junta hidrogénio e oxigénio a uma fonte de ignição. Descobre aqui as diferenças entre estas três explosões.

 

Sismo coloca edifícios de Lisboa em risco
Veja Também

Sismo coloca edifícios de Lisboa em risco

Temas

Ficha Técnica

  • Título: ABCiência
  • Tipologia: Extrato de programa