O que é que explode melhor?
Ensino:

A combustão é uma reação do oxigénio com elementos ou compostos químicos que se realiza com libertação de calor e luz. Mas como reage o oxigénio a uma fonte de ignição? E o hidrogénio? E a combinação dos dois? Vamos ver.

O oxigénio, apesar de ser necessário para alimentar uma combustão, não é, em si próprio, um combustível. Assim, podemos verificar facilmente que o oxigénio contido num balão não explode com grande aparato quando tem uma fonte de ignição.

Já o hidrogénio é um elemento químico gasoso, incolor, inodoro, insolúvel na água, menos denso do que o ar e é o mais leve de todos os elementos. O nome vem do grego hydro e genes, que quer dizer gerador de água. Quando foi descoberto por Henry Cavendish, este chamou-lhe ar inflamável. Foi Lavoisier quem lhe chamou hidrogénio, mas é fácil adivinhar que, com hidrogénio dentro de um balão e uma fonte de ignição, esta explosão será bastante mais espectacular do que a do oxigénio, nas mesmas condições.

Resta saber o que acontece quando se junta hidrogénio e oxigénio a uma fonte de ignição. Descobre aqui as diferenças entre estas três explosões.

 

Temas

Ficha Técnica

  • Título: ABCiência
  • Tipologia: Extrato de programa