Olhares - Afrodescendentes no Portugal Contemporâneo
O que é ser afrodescendente?
Nascidos em Portugal, filhos de africanos. Entrevistados de diferentes idades e contextos culturais distintos explicam, na primeira pessoa, o que significa ser afrodescendente e como vivem nessa pele.
Trata-se, sobretudo, de uma questão de identidade. Ser afrodescendente em Portugal é viver entre pertenças: fazer parte da história do país onde se nasce e, ao mesmo tempo, enfrentar a noção de diferença — por vezes de desigualdade — o que leva à necessidade de afirmar uma cidadania plena.
Ser afrodescendente é uma soma e não uma subtração
Ajudam-nos a compreender este conceito Juliana Alves, Ana Tica, Dino d’Santiago, Marco Santos, José Mussuali, Francisco Vidal, Dulcineia Sousa, Vanessa Vieira, Joseph Lambert N’Gongo e José Baessa de Pina-Sinho. Falam de uma soma de contributos culturais — na língua, na música, na comida — e de como, muitas vezes, dentro de casa, as raízes falam mais alto. Entre a africanidade e a portugalidade, há um processo de descoberta ao longo da vida, frequentemente despertado pelo olhar dos outros.
Olhares — Afrodescendentes no Portugal Contemporâneo é uma série documental que retrata a dimensão da afrodescendência no Portugal do século XXI. Testemunhos que contribuem para esbater estereótipos e evidenciar a diversidade de realidades e práticas de pertença.
Ficha Técnica
- Título: Olhares - Afrodescendentes no Portugal Contemporâneo / Episódio 1: O que é Ser Afrodescendente?
- Tipologia: Excerto de Programa
- Produção: LIVREMEIO
- Ano: 2025