Pesquisar

Outras Histórias: Vamos apanhar o teatro

Um autocarro transformado em sala de espetáculos leva o teatro onde ele não tem morada fixa. É pelo Algarve que circula. Há plateia, um palco e camarins. E, claro, atores e público. Infantil.

O projeto VATE (Vamos Apanhar o Teatro) foi criado em 2006 e só existem três do mesmo género na Europa. Portugal foi pioneiro. É um teatro itinerante para os mais pequenos. Vai de terra em terra e, junto das escolas, o autocarro transforma-se numa sala de espetáculo.

Três elementos d’ “A Companhia de Teatro do Algarve”, com o apoio dos municípios da região, fazem este trabalho de levar a montanha a Maomé. E garantem que onde só se vê um autocarro, “quando a porta fecha, o teatro cresce” .

Na “Sala José Louro” há lugar sentado para cerca de 20 crianças numa plateia, frente a um palco. Lá atrás estão os bastidores, casa de banho e um sistema de iluminação e som. Tudo como nas salas de teatro de verdade, das que não saem do mesmo lugar.

Do VATE, os miúdos levam a experiência para a sala de aula, onde a Companhia explica a importância desta arte, que “instrui, divertindo”. Da expressão corporal ao texto, o teatro é um mundo de realidades em forma de ilusão.

Ficha Técnica

  • Título: Outras Histórias - temporada 3, episódio 7
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Duarte Baltazar / João Junça / António Vasconcelos
  • Produção: RTP
  • Ano: 2020

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui