Outras Histórias: Vamos apanhar o teatro

Um autocarro transformado em sala de espetáculos leva o teatro onde ele não tem morada fixa. É pelo Algarve que circula. Há plateia, um palco e camarins. E, claro, atores e público. Infantil.

O projeto VATE (Vamos Apanhar o Teatro) foi criado em 2006 e só existem três do mesmo género na Europa. Portugal foi pioneiro. É um teatro itinerante para os mais pequenos. Vai de terra em terra e, junto das escolas, o autocarro transforma-se numa sala de espetáculo.

Três elementos d’ “A Companhia de Teatro do Algarve”, com o apoio dos municípios da região, fazem este trabalho de levar a montanha a Maomé. E garantem que onde só se vê um autocarro, “quando a porta fecha, o teatro cresce” .

Na “Sala José Louro” há lugar sentado para cerca de 20 crianças numa plateia, frente a um palco. Lá atrás estão os bastidores, casa de banho e um sistema de iluminação e som. Tudo como nas salas de teatro de verdade, das que não saem do mesmo lugar.

Do VATE, os miúdos levam a experiência para a sala de aula, onde a Companhia explica a importância desta arte, que “instrui, divertindo”. Da expressão corporal ao texto, o teatro é um mundo de realidades em forma de ilusão.

Um dia quero ser encenadora
Veja Também

Um dia quero ser encenadora

Os vários papéis da palavra teatro
Veja Também

Os vários papéis da palavra teatro

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Outras Histórias - temporada 3, episódio 7
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Duarte Baltazar / João Junça / António Vasconcelos
  • Produção: RTP
  • Ano: 2020