Porque é que o dia está dividido em 24 horas?

A divisão do dia surgiu porque o ser humano precisou de medir o tempo. Mas porquê em 24 horas? Como deves imaginar, temos mais para te contar neste episódio da "Pulga atrás da Orelha".

A verdade é que antes de descobrir uma forma de medir as horas, o homem não sabia a altura certa para cultivar e colher os alimentos, nem a hora certa de regressar a casa depois de grandes caminhadas, correndo o risco, ao afastar-se demais, de ser apanhado pela noite e seus perigos.

Como viviam os primeiros humanos?
Veja Também

Como viviam os primeiros humanos?

Foi no Antigo Egito, cerca de 1500 a.C. (antes de Cristo), que perceberam que as estrelas se movimentavam durante a noite até o sol nascer e que as sombras se moviam durante o dia, até este se pôr. Com a ajuda de um relógio de sol, dividiram o dia em 12 partes, sendo o meio-dia a altura em que não havia sombra e o sol estava a pique.

Mas de noite não existiam sombras e, assim, escolheram estrelas para poderem verificar o seu movimento e dividiram a noite também em 12 partes. Desta forma, o dia passou a ter 24 partes. Surgiu assim a ideia de que o dia teria 24 horas. Ideia que foi transmitida aos gregos e romanos, que a espalharam pelo mundo.

Claro que o tamanho dos dias nem sempre era igual ao tamanho das noites, tudo dependia da estação do ano. Foi um astrónomo grego chamado Hiparco, que se lembrou de propor que essas 24 partes do dia tivessem a mesma duração e não dependessem do tamanho dos dias ou das noites. E, assim, a hora ficou com o tamanho que conhecemos hoje.

O que é um ano bissexto?
Veja Também

O que é um ano bissexto?

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Pulga atrás da Orelha - Episódio 30
  • Tipologia: Programa Infantil
  • Autoria: Catarina Pereira Dias / Pedro Cavaleiro
  • Produção: Sardinha em Lata
  • Ano: 2022