Quem cai mais depressa?
Ensino:

Galileu é considerado o fundador da dinâmica, ciência que estuda o movimento dos corpos, tendo sido o primeiro a enunciar a lei da inércia, um conceito aprofundado posteriormente por Newton.

Quando se estuda a queda livre dos corpos, fala-se inevitavelmente da experiência de Galileu Galilei. A teoria aristotélica vigente na sua altura acreditava que, se abandonássemos dois corpos de massas diferentes, de uma mesma altura, o corpo mais pesado tocaria o solo primeiro, ou seja, o tempo de queda desses corpos seria diferente. Ao introduzir o método experimental, o físico Galileu Galilei chegou à conclusão de que, quando dois corpos de massas diferentes são abandonados da mesma altura, ambos alcançam o solo no mesmo instante.

Posteriormente, Isaac Newton, através de experiências realizadas no vácuo, sem a influência do ar, comprovou que a teoria de Galileu era relativa e não absoluta, precisamente por causa do poder do ar sobre os corpos. Numa pena de ave e numa pedra, por exemplo, a ação do ar é exercida de modo completamente diferente, afectando a velocidade da queda.

É por isso que se diz “queda livre”: livre da resistência do ar ou no ar e com resistência desprezível.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Adivinhas da Ciência
  • Tipologia: Programa
  • Autoria: Jorge Dias de Deus, Pedro Brogueira, Teresa Peña
  • Produção: Ciência Viva para RTP