Ramalho Eanes, o primeiro presidente eleito em democracia
O general Eanes foi eleito nas presidenciais de 1976, depois de ter dirigido as operações militares de 25 de Novembro de 1975. Oficial de carreira, estava em Angola quando se deu o 25 de Abril. Foi diretor de programas e presidente da RTP.
Militar de carreira, António Ramalho Eanes serviu em missões realizadas, antes do 25 de Abril, em Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Índia e Macau. Após a revolução é nomeado diretor de programas e presidente do Conselho de Administração da RTP, cargo que desempenha até março de 1975.
É nesse ano que Eanes é encarregado de uma missão delicada, mas que cumpre com grande pragmatismo e sucesso: dirige as operações militares que evitam o golpe de 25 de Novembro, tentado pela ala da esquerda radical do MFA, terminando assim um longo período de tensão social.
Candidato à Presidência da República em 1976, o general Ramalho Eanes, alcançou quase 62 por cento dos votos, numa eleição em que concorreram também Otelo Saraiva de Carvalho, Pinheiro de Azevedo e Octávio Pato.
“Dicionário de Abril” é uma série de pequenos programas dedicados ao 25 de Abril de 1974 e ao período de instauração do regime democrático em Portugal, produzidos a partir de imagens de arquivo.
Ficha Técnica
- Título: Dicionário de Abril - Letra R
- Tipologia: Programa
- Autoria: António Reis/ Maria Inácia Rezola/ Paula Borges
- Produção: Braveant/ RTP
- Ano: 2012