Salvar animais selvagens depois do fogo

Os fogos destroem os habitats florestais e os animais selvagens enfrentam grandes dificuldades nas semanas e meses seguintes, especialmente devido à falta de alimentos. Nas serras da Estrela e da Gardunha, a população juntou-se com o objetivo de distribuir comida para tentar que sobrevivam.

Serra acima seguem hortaliças, frutas, arroz, rações, água e tudo o que possa servir de alimento a diferentes animais selvagens. A iniciativa, liderada pela União de Freguesias de Barco e Coutada, junta voluntários e empresas locais que tentam desta forma ajudar a fauna silvestre a sobreviver aos efeitos dos incêndios.

Imagem de Apoio para os animais no incêndio de MonchiqueVeja TambémApoio para os animais no incêndio de Monchique

Espécies como o javali, o coelho, o corço ou a cabra selvagem ficam sem refúgio e sem alimento depois da passagem dos fogos florestais. Esta é uma forma de os manter na zona e de preservar os habitats, já que a presença dos herbívoros e dos omnívoros assegura também a continuidade dos carnívoros, como a raposa. Os locais onde se podem depositar os alimentos estão georreferenciados e qualquer pessoa pode ajudar colocando as suas doações.

Nesta reportagem pode ouvir declarações de populares; de Jaime Rodrigues, tesoureiro da União de Freguesias de Barco e Coutada; de Paula Guerra, membro da Instinto – Associação Protetora de Animais da Covilhã, e de Marco Barral, habitante da União de Freguesias de Barco e Coutada.

Erosão costeira: quando o mar avança, a terra recua Veja Também Erosão costeira: quando o mar avança, a terra recua

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Alimentos para animais depois do fogo
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Luís Filipe Fonseca / Paulo Braz/ Joana Gonçalves Almeida/ Carlos Valente
  • Produção: RTP
  • Ano: 2025