Siza design, a forma da elegância
Álvaro Siza Vieira desenhou, ao longo de décadas, centenas de peças que fazem parte da história do design português. Os primeiros móveis e objetos foram concebidos para uma das obras mais icónicas da arquitetura portuguesa, monumento nacional: a Casa de Chá da Boa Nova. Peças que ganharam vida própria e se tornaram objetos de produção industrial.
O mais consagrado arquiteto português é reconhecido por uma abordagem que combina simplicidade com um profundo respeito pelo contexto local. Os projetos de Siza Vieira exibem frequentemente uma sensibilidade particular para a luz, para o espaço e para os materiais, resultando em obras ao mesmo tempo inovadoras e atemporais. Entre seus projetos mais notáveis estão a Piscina das Marés, na Póvoa de Varzim, e a Fundação Iberê Camargo, no Brasil, que exemplificam a sua capacidade de integrar a arquitetura com a paisagem circundante.
Um mergulho mais profundo no trabalho de Siza Vieira, permite perceber como as suas ideias sobre a forma, a função e a estética continuam a influenciar as áreas em que se move. Além das obras arquitetónicas, o trabalho no design de mobiliário e de objetos, mostra a sua versatilidade e criatividade sempre marcadas por formas limpas e funcionais, ao mesmo tempo elegantes e poéticas. Trabalhos que são um testemunho de como o artista consegue transportar a visão de arquiteto para escalas menores – um copo ou uma cadeira, explicados pelo próprio.
O reconhecimento internacional de Siza Vieira é evidente através dos inúmeros prémios que recebeu, incluindo o prestigiado Prémio Pritzker, em 1992. O seu legado é fonte de inspiração para profissionais e estudantes, consolidando-o como uma figura central na história da arquitetura, mas também do design contemporâneo.
Temas
Ficha Técnica
- Título: Design PT - episódio 2
- Tipologia: Extrato de Programa
- Produção: Filbox Produções Audiovisuais
- Ano: 2016