Um dia no Museu da Eletricidade

Como se fabrica eletricidade a partir do carvão e da água? A resposta está na antiga Central Tejo, um dos edifícios emblemáticos da cidade de Lisboa, que passou a sede de museu em 1990. Dentro deste gigante gerador, máquinas e tubagens contam uma história.

A história da Central Tejo começa numa pequena fábrica construída no início do século XX à beira-rio, que durante cerca de 10 anos forneceu eletricidade a Lisboa. Depois, no mesmo sítio, haveria de nascer um outro edifício, desta vez uma estrutura de ferro, grandiosa, revestida em tijolo, símbolo de um progresso que, devagar, chegava à vida dos lisboetas. O espaço foi sofrendo sucessivas ampliações e alterações para responder às necessidades cada vez maiores de energia.

A central cumpriu serviço durante cerca de 50 anos, até ser destronada pelas hidroelétricas, mais baratas e menos poluentes. Desativada, mas muito bem preservada, foi transformada pela EDP (Energias de Portugal) em Museu, um exemplar caso de sucesso do património industrial português. Já lá vamos.

As origens da energia num minuto
Veja Também

As origens da energia num minuto

As máquinas da termoelétrica começaram a funcionar depois da Primeira Guerra Mundial, em 1919. Fazer chegar energia elétrica e gás de iluminação pública à cidade, era o árduo e difícil trabalho de centenas de operários expostos a altas temperaturas e obrigados a respirar cinzas. O ciclo de produção tinha início com o carvão, toneladas de carvão que eram descarregadas dos barcos, armazenadas, tratadas e queimadas nas enormes caldeiras de alta pressão, com cerca de 30 metros de altura. Uma delas, a caldeira número 15, foi rasgada para mostrar o que se passava no interior das fornalhas.

Prosseguindo a visita, encontramos também explicado o ciclo de alimentação e circulação da água usada nas caldeiras. Da Sala da Água, passando pela Sala dos Condensadores, Geradores e do Comando, destaca-se a Sala do Experimentar, onde estão dispositivos que os visitantes podem manipular para compreender melhor os princípios da eletricidade. Mas muito mais há a ver neste Museu que nos guia pelo passado recente da história de Lisboa,  mas que também se quer um espaço experimental, interativo, de cultura, com exposições de arte contemporânea e atividades complementares.

Bem-vindo à antiga Central Tejo. A tua viagem começa aqui, com a Marta e o Duarte.

Museu Industrial da Baía do Tejo
Veja Também

Museu Industrial da Baía do Tejo

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Big Bang - Isto é Ciência
  • Tipologia: Extrato de Programa
  • Produção: Academia RTP
  • Ano: 2011