Ver o pensamento
Ensino:

O oxigénio é essencial para manter a função cerebral. Há indícios de que o nosso corpo consegue ajustar a pressão do oxigénio no cérebro, consoante a atividade de cada região específica. E quanto mais oxigénio, maior atividade. Podemos vê-la?

Sim, podemos. Através de uma ressonância magnética, que é baseada na ideia de que o sangue que transporta oxigénio dos pulmões se comporta de modo diferente num campo magnético do que aquele sangue que já libertou oxigénio para as células.

Noutras palavras, sangue rico em oxigénio e sangue pobre em oxigénio têm uma ressonância magnética diferente. Os cientistas sabem que as áreas mais activas do cérebro recebem mais sangue oxigenado e a ressonância magnética permite produzir mapas de activação que mostram que partes do cérebro estão envolvidas num processo mental específico.

Na última década, este processo imagético através da ressonância magnética tem fornecido muitas pistas na investigação, nomeadamente sobre como as memórias são formadas, a linguagem, a dor, a aprendizagem e a emoção.

 

 

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Adivinhas da Ciência
  • Tipologia: Programa
  • Autoria: Jorge Dias de Deus, Pedro Brogueira, Teresa Peña
  • Produção: Ciência Viva para RTP