A Via Láctea
Ensino:

A Via Láctea é uma faixa nebulosa que atravessa o firmamento passando por algumas constelações de estrelas como Sagitário, Escorpião ou Cassiopeia. Já teve outros nomes: na Península Ibérica foi "Estrada de Santiago" e, no Oriente, "Rio de Prata"

A sua aparência contínua e esbranquiçada talvez tenha inspirado o nome atribuído desde a antiguidade. É uma galáxia, a nossa galáxia, composta por milhões de estrelas entre as quais o Sol.

Tem a forma de disco com braços em espiral num movimento de rotação em  torno de um centro luminoso, o núcleo, onde se pensa existir um buraco negro. O Sol encontra-se na extremidade de um dos braços: o braço do Sagitário. O disco e o núcleo são envolvidos por um halo com enxames de estrelas a orbitarem ao redor do centro.

Os cientistas consideram que a Via Láctea tem um raio de 50 mil anos-luz e que o nosso Sistema Solar está a 25 mil anos-luz do centro demorando 250 milhões de anos a fazer uma volta completa à galáxia. Tendo em conta a idade do Sol (5 mil milhões de anos) já deu 20 voltas à galáxia.

 

 

Temas

Ficha Técnica

  • Título: 1 minuto de Astronomia
  • Tipologia: Programa
  • Produção: Duvideo
  • Ano: 2009