Voltaire e o Tratado Sobre a Tolerância
A discussão sobre a tolerância continua actual e Voltaire pode lançar alguma luz sobre o tema com o seu tratado contra os preconceitos e fanatismos religiosos que conduzem à segregação e à barbárie.
Voltaire, ou melhor, François-Marie Arouet, nasceu a 21 de novembro de 1694, em Paris. Foi educado pelos jesuítas e teve uma vida de aventuras. Chegou a ser detido na Bastilha, graças a um desentendimento com um nobre, o cavaleiro de Rohan. Viveu em Londres, onde absorveu a cultura inglesa, e colheu influências de Bacon, Locke e Newton.
Neste Tratado, defende que se o ser humano é por natureza intolerante, essa tendência deve ser contrariada para não se definir o homem por abstrações como raça ou orientação sexual, porque o que importa é a pessoa.
“É um Clássico” é um programa da RTP2 em que o professor universitário António Caeiro comenta filosofia, filósofos e obras clássicas de forma informal. Veja neste episódio o seu comentário sobre Voltaire e “Tratado sobre a Tolerância”.
Temas
Ficha Técnica
- Título: É um Clássico
- Tipologia: Cultural
- Autoria: António Caeiro
- Produção: RTP
- Ano: 2017
- Foto:: óleo sobre tela "François-Maurie Arouet, dito Voltaire" de Nicolas de Largilliére, 1724-1725 / wikimedia commons