O que são biomoléculas?
Os prótidos, os glícidos, os lípidos e os ácidos nucleicos são as biomoléculas constituintes de todas as células. São compostos orgânicos constituídos, essencialmente, por oxigénio (O), carbono (C), hidrogénio (H) e nitrogénio (N). Vamos desenvolver a explicação:
As biomoléculas de grandes dimensões constituem as macromoléculas, polímeros, resultando da ligação de várias moléculas mais simples/básicas, os monómeros, por um processo chamado polimerização.
Os prótidos são compostos quaternários (todos contêm carbono, hidrogénio, oxigénio e nitrogénio). Os monómeros são os aminoácidos que apresentam um átomo de carbono central ligado a dois grupos funcionais (amina e carboxilo ou ácido), a um átomo de hidrogénio e a um radical (R) que varia de aminoácido para aminoácido. A ligação que permite a união de dois aminoácidos chama-se ligação peptídica e (entre o grupo funcional amina de um aminoácido e o grupo funcional carboxilo do outro).
Os polímeros são os oligopeptídeos (resultam da ligação de 2 a 20 aminoácidos), os polipeptídeos (resultam da ligação de 21 a 99 aminoácidos) e as proteínas (resultam da ligação de mais de 99 aminoácidos). Várias são as funções desempenhadas pelos prótidos: estrutural, transporte, hormonal, imunológica, motora, reserva alimentar. A função enzimática é uma das mais importantes – todas as enzimas são de natureza proteica e constituem catalisadores biológicos essenciais nas reações químicas que ocorrem nos seres vivos, acelerando-as.
Os glícidos são compostos ternários (possuem carbono, hidrogénio e oxigénio). Os seus monómeros são os monossacarídeos (ou oses) e classificam-se de acordo como número de átomos de carbono. Os mais comuns são as pentoses (ribose e desoxirribose) e as hexoses (glicose, frutose, galactose). A ligação entre dois monossacarídeos denomina-se ligação glicosídica. Os polímeros são os oligossacarídeos (resultantes da ligação de dois a dez oses, sendo os mais comuns os dissacarídeos – maltose (glicose + glicose), sacarose (glicose + frutose) e lactose (glicose + galactose)) e os polissacarídeos (constituídos por um elevado número de oses – celulose (polissacarídeo de estrutura nas plantas), amido e glicogénio (polissacarídeos de reserva nas plantas e nos animais, respetivamente). As principais funções dos glícidos são, pois, a energética e a estrutural.
Os lípidos são, também, compostos ternários. Os monómeros são o glicerol e os ácidos gordos. O exemplo mais comum são os triglicerídeos, que resultam de ligações éster entre uma molécula de glicerol e três moléculas de ácidos gordos. Os lípidos desempenham funções energética, estrutural, protetora, vitamínica, hormonal.
Os ácidos nucleicos são constituídos por carbono, oxigénio, hidrogénio, fósforo e nitrogénio. Os seus monómeros são os nucleótidos. Cada nucleótido é constituído por uma pentose ligada a uma base nitrogenada e a um grupo fosfato. Os polímeros são o DNA (ácido desoxirribonucleico) e o RNA (ácido ribonucleico). O DNA contém duas cadeias polinucleotídicas enroladas em hélice; a pentose é a desoxirribose e as bases nitrogenadas possíveis são a adenina (A), a timina (T), a citosina (C) e a guanina (G).
Existem ligações fosfodiéster (entre nucleótidos de uma mesma cadeia) e ligações de hidrogénio (entre as bases nitrogenadas das duas cadeias – a adenina emparelha com a timina e a citosina com a guanina). O DNA é o suporte de toda a informação genética e o RNA intervém na síntese proteica. Ambos controlam a regulação da atividade celular. O RNA apresenta uma única cadeia e a pentose é a ribose. As bases nitrogenadas são as mesmas que no DNA, exceto a timina que é substituída pelo uracilo (U).
Em resumo:
- Os monómeros prótidos são os aminoácidos e os seus polímeros mais complexos, as proteínas;
- Os glícidos são constituídos por monossacarídeos (por exemplo a glicose) e os seus principais polímeros são o amido e o glicogénio;
- Os ácidos gordos e o glicerol são os monómeros dos lípidos;
- O DNA e o RNA são polímeros de nucleótidos.
Temas
Ficha Técnica
- Título: Biomoléculas
- Área Pedagógica: Biologia
- Tipologia: Explicador
- Autoria: Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia - APPBG
- Ano: 2020
- Imagem: Imagem de Reimund Bertrams no Pixabay