A Ronda da Noite recebe e divulga escritores, artistas, gente com conhecimento e imaginação, autores de excepção. Mostra o novo mas também recupera memórias e momentos, e sai do estúdio para palcos de criação e fruição. Antes do dia acabar, a rádio tem ideias para discutir e histórias para contar. Como num quadro de Rembrandt.
Percorrendo o convívio com Carlos Paredes, Garcia Márquez, e tantos mais do mundo cultural, os anos da censura, a afirmação do jornalismo livre, a poesia e os programas culturais na RTP, a vida de editor, a criação do JL
O criador e director do JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias, há 44 anos a acompanhar a cultura em Portugal, e a fazer parte dela, tem uma vida cheia de histórias, que aqui partilha, em dia de aniversário. 1ª parte.
Dia, o novo romance de Michael Cunningham leva-nos a tempos de sombras e horas incandescentes. O norte-americano numa conversa bem disposta. E uma Fantasia de Verão, de Andrea Lupi. Até Setembro, bons dias de Verão!
Irene Flunser Pimentel e Isabel Nery à conversa com Luís Caetano, na Maratona de Leitura da Sertã, no último 5 de Julho, sobre liberdade e democracia, manipulações da história, jornalismo e redes sociais, livros.
Seguimos com Inês Lourenço pela vida e obra de Ingmar Bergman, a propósito da mais completa retrospectiva do realizador sueco em Portugal, pela Leopardo Filmes, com 31 títulos, alguns inéditos, em cidades de todo o país.
O escritor Stênio Gardel, mais recente vencedor do National Book Award para melhor obra traduzida nos EUA, com o romance A Palavra que Resta, é o convidado de Luís Caetano, na Maratona de Leitura, da Sertã.
O brasileiro Victor Vidal é o mais recente vencedor do Prémio Leya, com o romance Não Há Pássaros Aqui, e é a partir dele a conversa com Luís Caetano, tida na Maratona de Leitura, na Sertã. Também Alexandre O'Neill e Lou
Deus na escuridão, livro de Valter Hugo Mãe, com a chancela Porto Editora, razão para a conversa com Luís Caetano, atravessada pela fé, a bondade, o espanto de acreditar e o amor, todas as formas do amor. Em reposição.
Guilherme d'Oliveira Martins é o convidado de Luís Caetano para uma conversa sobre A Cultura como Enigma, livro com a chancela Gradiva. Em reposição.