Acompanhamos, semana a semana, os meses que antecederam a revolução de abril de 74. Sempre às segundas, na RTP Antena 1, propomos um novo conteúdo áudio, agarrado às datas e aos acontecimentos que a marcaram. A reboque, retrata-se Portugal, um país à beira da revolução, mesmo sem o saber. Acompanhamos o som da rádio com imagens e memórias, além ligar referências que podem ajudar entender a(s) história(s) em antesdarevolucao.pt . Antes da Revolução de setembro de 1973 a abril de 1974, contado entre setembro de 2023 e abril de 2024.
A arte dos escritores para contar a realidade que a censura queria esconder. A esperança de Ruy Belo no País Possível. O abanão feminista através das Novas Cartas Portuguesas.
Os poetas formaram uma frente de combate ao regime sem liberdade e sem dmocracia. A voz dos poetas também era escutada em sessões ao vivo que juntavam muita gente por todo o país.
Estes dias no final de novembro são aqueles em que há exatamente meio século, o que era um movimento corporativo de capitães do exército, passou a ter força política de conspiração para derrubar o regime.
É o tempo da Nouvelle Vague que influenciou uma nova geração de cineastas portugueses, depois dos anos gloriosos da comédia com Antón Silva e Vasco Santana.
Começou por ser um encontro que tinha em fundo a indignação de capitães do quadro por se verem ultrapassados por milicianos e evoluiu para um movimento que desencadeou um golpe de estado para pôr fim à Guerra Colonial.
Em outubro de 73, o mundo ocidental foi abalado pelo choque petrolífero. Portugal, já a contas com o insuportável custo da Guerra Colonial, viu a inflação chegar aos 13%, a gasolina racionada e o regime mais esgotado.
Há 50 anos, Portugal vivia uma época de campanha eleitoral para deputados à Assembleia Nacional.
"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades" - uma era de grande impacto músical representada neste episódio que conta ainda com Rui Vieira Nery e Fernando Tordo.
A 13 de maio de 1967, pela primeira vez, um papa visitou Portugal, passando apenas por Fátima e evitando Lisboa, a sede do poder político.
Uma notícia no diário "A capital" pretendia relatar de modo breve uma manifestação contra a Guerra Colonial. Submetida à censura, a história foi cortada.