Todas as semanas um país, ou uma parte do mundo, vista pelos olhos de quem lhe chama terra. Ou seja: Vamos para a Tua Terra. Assim mesmo, a desconstruir o insulto. Domingo às 18h com Hugo van der Ding.
Quando tinha apenas um ano, os pais de Nasri Hazimeh — e muitos outros milhares de pessoas — tiveram de fugir para a Síria em busca de refúgio. Presos no curso da História, o que era para ser temporário tornou-se para sempre. Hoje com setenta e cinco anos, espera há setenta e quatro poder voltar um dia à terra onde nasceu.
A nossa última viagem é à Palestina.
A história de Madeleine Mangani é igual à história de milhões de pessoas refugiadas. E diferente, como são as histórias de todas as pessoas. Na longa espera de anos para voltar a ver os filhos mais velhos, conta-nos que o seu país — devastado pelo conflito mais mortífero desde a Segunda Guerra Mundial —continua a ser o mais bonito do mundo. A nossa viagem esta semana é à República Democrática do Congo.
Nas veias de Nelly Buscardini corre a história do século XX, no seu sangue de Itália, de Portugal, da Guiné e do Mali. Falamos de genética e de identidade. Falamos de destruição, mas, sobretudo, de reconstrução. A nossa viagem esta semana é à Guiné-Bissau.
A Guiné-Bissau num prato: Galinha de Cafriela, em casa de um guineense.
Num livro: Kikia Matcho, de Filinto de Barros, (Caminho)
Num filme: Os Olhos Azuis de Yonta, de Flora Gomes
Num lugar imperdível: Ilha de Bubaque
Na música: Super Mama Djombo, Tabanka Djazz e Djidji di Malaika Mufenesa Larga Guine, a banda sonora de Os Olhos Azuis de Yonta
Apesar de ser recente como país, tem uma História rica, nem sempre pacífica. O cozinheiro e jornalista Farid Ahmed Patwary guia-nos pela sua cultura e também nos fala dos enormes desafios, como a economia ou as alterações climáticas. A nossa viagem desta semana é ao Bangladesh.
O Bangladesh em livros: Nazmul Islam, Humayun Ahmed, Ravindra Nath Thakor
Num filme: Monpura, de Giasuddin Selim
Num lugar imperdível: Cox’s Bazar (a mais extensa praia de areia do mundo)
Na música: Taray Taray James - James (Nagar Baul); Rupali Guitar - Ayub Bachu; Firiye dao – Miles (tudo na playlist Vamos Para a Tua Terra, no Spotify)
É o país mais a Sul do planeta e um dos mais compridos e estreitos. Casa de Isabel Allende, de Gabriela Mistral e de Pablo Neruda. E também de Salvador Allende, de Augusto Pinochet e até de 33 mineiros que comoveram o mundo. A nossa viagem esta semana é ao Chile.
O Chile num prato: Chacarero italiano, típica comida de rua.
Num livro: Papelucho, de Marcela Paz (1902-1985)
Num filme: Machuca, de Andres Wood
Num lugar imperdível: Lago de Todos los Santos
Em música: Portavoz; Pailita; Chancho en Piedra
Adelina Sologiuc fala-nos de como foi crescer nos dias cinzentos da ditadura de Ceausescu, da chegada a Lisboa e de uma viagem de quatro mil quilómetros de Harley Davidson de volta a casa. A viagem desta semana é à Roménia.
A Roménia num prato típico: sarmale, rolinhos de repolho recheados com carne, legumes e arroz (O Cantinho Romeno, em Lisboa).
Num livro: Última noite de amor, a primeira noite de guerra, de Camil Petrescu
Num filme: 4 meses, 3 semanas e 2 dias, de Cristian Mungiu; Drácula de Bram Stoker, de Francis Ford Coppola
Nm lugar imperdível: Castelo de Bran, na Transilvânia, o castelo do Drácula; a cidade medieval de Sighi?oara; a Fortaleza de Sighi?oara (património Mundial pela UNESCO); a cidade de Bra?ov; A região dos Cárpatos.
Na música: Rapsódia Romena No. 1, George Enescu; The Lonely Shepherd, Gheorghe Zamfir; Dragostea Din Tei, O-Zone (tudo na playlist Vamos Para a Tua Terra no Spotify.
Foi o coração do império maia, essa civilização mítica que faz parte do imaginário de todo o mundo. A artista María Renée Morales Lam regressa a casa para nos falar da beleza sem fim e também dos enormes desafios do país onde nasceu. A nossa viagem esta semana é à Guatemala.
A Guatemala num prato: feijão preto “volteado” em tortilha de milho feitas à mão e com crème fraiche (não há restaurante guatemalteco em Portugal).
Na literatura: Miguel Ángel Asturias (o prémio Nobel); Eduardo Halfon; Popol Vuh (o livro sagrado dos Maia)
No cinema: Ixcanul, de Jayro Bustamante
Num lugar (ou vários): Lago Atitlán; Tikal, Semuc Champey; Chichicastenango; Río Dulce; Cobán; Cenote de Candelaria; Xela, Antigua.
Na música: Joaquín Orellana; Rebeca Lane; Jesse Baez; Rafa Rodríguez.
Para além de ser o país mais populoso do mundo e uma das superpotências, é também uma das civilizações mais antigas, tão omnipresente quanto misteriosa. A empresária Wu Yanli conta como foi crescer entre dois mundos tão diferentes. A nossa viagem esta semana é à China.
A China num prato: Dim Sum (de Catão) no Palácio de Hong Kong em Lisboa
Num livro: Cisnes Selvagens, Jung Chang
Num filme: Hello Mr. Billionaire, Fei Yan e Damo Peng
Num lugar imperdível: aldeia de Fénix, Vale de Jiu Zhai Gou, cidade de Chong Qing
Na música: Jackie Chan, Cecilia Cheung (tudo na playlist Vamos Para a Tua Terra no Spotify)
Andrea Imaginario foi professora de Alejandro Reyes-Lucero na Universidade de Caracas. Agora, juntam-se em Lisboa para falar do seu país. E trazem música ao vivo. A viagem esta semana é à Venezuela.
A Venezuela num prato típico: tequeños e arepas, (no bar Kule, Lisboa); pabellón criollo
Num livro: El Dios de la Intemperie, Armando Rojas Guardia; Doña Bárbara, Rómulo Gallegos
Num filme: Historias pequeñas, Marziano Tinocco
Num lugar imperdível: O monte Ávila; As praias do Parque Nacional Morrocoy
Na música: Simón Díaz; Carota, Ñema y Taja); Inocente Carreño; Aldemaro Romero; Rincón Morales (tudo na playlist Vamos Para a Tua Terra no Spotify.
Quando perguntamos a Saidatina Khadidiatou Seye qual o segredo da paz e da prosperidade do seu país, a nossa convidada não hesita na resposta: ter tido um poeta como herói da independência. A viagem esta semana é ao Senegal.
O Senegal num prato: o famoso Cébujén (arroz com peixe), reconhecido como património imaterial da Humanidade.
Num livro: A mais secreta memória dos homens, de Mohamed Mbougar Sarr, (Prémio Goncourt em 2021) e autor também de «Terre Ceinte » e «De Purs Hommes»
Num filme: Camps Thiaroye , de Sembene Ousmane
Num lugar imperdível: Ilha de Gorée
Na música: Youssou N’Dour; Souleymane Faye; Orquestra Baobab