Pesquisar

A Conferência de Casablanca e o fim da campanha em África

A continuação da guerra até à rendição incondicional de todas as forças do Eixo foi a principal resolução saída da Conferência de Casablanca. No encontro, que juntou os líderes das principais potências ocidentais dos Aliados, ficou também decidido ajudar a China e a Rússia e reforçar o equipamento militar dos franceses.

A proposta de pedir a rendição alemã e japonesa foi avançada durante a reunião pelo presidente do EUA, Franklin Roosevelt, e o primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, terá mostrado alguma resistência à ideia, mas acabou por aceitá-la. Ausente esteve Joseph Stalin, primeiro-ministro da Rússia, que entendeu não sair do seu país numa altura em que os combate eram intensos na zona de Estalinegrado.

Presente nesta conferência esteve o general francês Charles De Gaulle, que chefiava as forças francesas livres, sediadas em Inglaterra. Seria a primeira vez desde 1939 que pisava solo francês, já que Marrocos era então uma colónia daquele país.

Para além de palco da conferência, o Norte de África era também, nesta altura, um campo de batalha onde os Aliados finalizavam o cerco ao que restava dos exércitos do Eixo na Tunísia. Os últimos alemães e italianos naquele continente renderam-se a 12 de maio de 1943.

Esta região serviria de trampolim para a invasão do primeiro território Europeu, nomeadamente a Sicília e a Itália.

 

Nota: Este filme é um documento histórico relevante para retratar a II Guerra Mundial, o conflito mais mortífero de sempre, mas a sua produção estava também ao serviço da propaganda, instrumento usado por todos os beligerantes, circunstância que  deve ser tida em conta durante o visionamento.

Ficha Técnica

  • Título: The War 1941-1944 / The gathering offensive
  • Tipo: Extrato de filme
  • Produção: United Films
  • Ano: 1943
  • Origem: National Archives and Records Administration (NARA)
  • Cedido: Steven Spielberg Film and Video Archive (RG-60.1102) / US Holocaust Memorial Museum
  • Tradução e Legendagem: RTP Ensina/ João Domingos/ RTP Produção

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui