Pesquisar

A investigar a Mesa: um organismo do Parlamento Europeu

A Mesa está envolvida nos assuntos financeiros, administrativos e organizacionais do Parlamento Europeu. No entanto, aposto que ainda sente que não sabe o suficiente sobre ela. Quem faz parte da Mesa? E são responsáveis exatamente por quê? Esta animação desmistifica uma ala influente do projeto europeu.

A mesa Parece o nome de uma série televisiva. Ou uma secretária. Na realidade, trata-se de uma equipa de pessoas dentro do Parlamento Europeu.

A mesa é composta pelo Presidente do Parlamento Europeu, os seus 14 vice-presidentes, e questores. A mesa toma decisões financeiras, organizacionais e administrativas importantes em assuntos relacionados com os eurodeputados e a organização interna do Parlamento.

O Presidente representa o Parlamento dentro da UE e além-fronteiras, e assina leis e orçamentos comunitários. Os vice-presidentes lideram os grupos de trabalho dos eurodeputados, representam o Parlamento em questões chave de políticas, e presidem a debates plenários quando o Presidente não está presente. Questor é uma palavra romana que significa um oficial encarregue das finanças públicas.

Nos dias de hoje, no Parlamento Europeu, os questores aconselham e representam os eurodeputados em assuntos financeiros e administrativos ao abrigo dos procedimentos Parlamentares. Parlamento Europeu União Europeia 2016 – Parlamento Europeu

 

Ficha Técnica

  • Título: A investigar a Mesa: um organismo do Parlamento Europeu
  • Tipo: Peça Multimédia
  • Autoria: Parlamento Europeu
  • Produção: © União Europeia
  • Texto: Parlamento Europeu

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui