Pesquisar

A radiação ultravioleta e a importância do protetor solar

O protetor solar tem como objetivo impedir que os raios ultravioleta penetrem na pele, de modo a evitar diversos tipos de lesões e, nos casos mais graves, cancros que podem levar à morte. E não pense que corre perigo de exposição apenas no Verão.

A radiação ultravioleta, tanto do tipo “A” como do tipo “B”, são responsáveis pelo surgimento na pele de lesões, queimadoras, alergias e cancros, razão porque a utilização de um protetor solar correto é tão importante.

Os dois tipos de radiação ultravioleta – invisíveis ao olho humano – estão sempre presentes no espectro de luz e são mais intensos durante o período do Verão, mas também estão presentes no Inverno, razão porque se devem manter os cuidados com a pele.

O professor João Sotomayor, do Departamento de Química da Universidade Nova de Lisboa, explica onde, no espectro de luz, se pode encontrar este tipo de radiação e como escolher o protetor solar correto.

Ficha Técnica

  • Título: As radiações ultravioleta
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Fernanda Fernandes
  • Produção: RTP/ Terra Líquida Filmes
  • Ano: 2011

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui