Pesquisar

A viagem pela vida de Charles Darwin

Charles Robert Darwin (1809-1882) foi um naturalista e biólogo inglês, responsável pelo desenvolvimento da teoria da origem das espécies pela selecção natural que marca o desenvolvimento da biologia a nível mundial.

Começou por frequentar a Universidade de Edimburgo para estudar Medicina, mas por não se sentir identificado com o curso, mudou para a Universidade de Cambridge com a intenção de se tornar pastor da Igreja.

Darwin interessa-se, no entanto, pelo estudo da história natural e, quando termina os estudos universitários embarca, como naturalista na viagem do navio Beagle.

Entre 1831 e 1836 percorre várias zonas do globo aprofundando e desenvolvendo os seus conhecimentos.

Nos 20 anos seguintes desenvolveu a sua teoria e só em 1859 publicou a obra que o tornaria célebre: The Origin of Species by Means of Natural Selection (A Origem das Espécies pela Seleção Natural).

A sua teoria que defendia que os homens eram originários dos símios, cauou polémica de que resultaram calorosos debates. A Igreja rebateu de forma constante as suas teorias até ao século XX.

Ficha Técnica

  • Título: Biografia de Charles Darwin
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Inês Fonseca Santos
  • Produção: RTP
  • Ano: 2009

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.