As Peregrinações de Fernão Mendes Pinto

Andou embarcado, foi soldado, corsário, missionário e mercenário. Viajou pelo Oriente português de quinhentos, conheceu a China e o Japão. Foi prisioneiro e escravo, e um dos primeiros aventureiros europeus a contar o Oriente à Europa.

Fernão Mendes Pinto (1510?-1583?) nasceu em Montemor, mas ainda jovem foi para Lisboa, onde ficou ao serviço do Duque D. Jorge, irmão do rei D. João II.

Alguns anos depois parte para a India e nos vinte anos seguintes vai percorrer o mundo vivendo aventuras e procurando fortuna.

Durante esse percurso entra em guerras e missões diplomáticas. Naufraga. É prisioneiro e vendido como escravo.

Conhece Francisco Xavier e torna-se missionário, partindo para o Japão como diplomata, envergando o hábito. Desilude-se dos Jesuítas e regressa às suas deambulações.

S. Francisco Xavier chega ao Japão
Veja Também

S. Francisco Xavier chega ao Japão

Regressado a Portugal casa e tem filhos. Escreve o livro “A Peregrinação”, onde relata as suas deambulações pela Ásia. A obra só será editada 20 anos depois da sua morte.

A última reedição deste livro é constituída por três volumes. Um deles tem a versão original do livro em Português da época. Dos outros, um é a versão em inglês e os restantes, também em inglês – para internacionalizar a obra – trazem anotações e um índice bibliográfico.

“Peregrinação”: resumo da aventura de Fernão Mendes Pinto
Veja Também

“Peregrinação”: resumo da aventura de Fernão Mendes Pinto

Fundação de S. Luís do Maranhão pelos franceses, no Brasil
Veja Também

Fundação de S. Luís do Maranhão pelos franceses, no Brasil

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Câmara Clara - Fernão Mendes Pinto
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Luís Caetano
  • Produção: RTP
  • Ano: 2010