Pesquisar

Astrofísica - investigação nacional

O Centro de Astrofísica da Universidade do Porto e dois centros da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, desenvolvem um instrumento que, aplicado aos telescópios dos observatórios astronómicos permitirá observar melhor o Universo.

O investigador Nuno Santos, apresenta neste “100 segundos de Ciência” o projecto Espresso que desenvolve um espectrógrafo para o VLT (Very Large Telescope) do ESO (European Space Observatory) no Chile, que permitirá ampliar a captação para o equivalente a uma lente de 16 metros.

O objectivo é procurar planetas parecidos com a Terra no espaço profundo e perceber se as constantes fundamentais do Universo variam, ou determinar as abundâncias químicas em estrelas de outras galáxias. 

Ficha Técnica

  • Título: 100 segundos de Ciência - PROJETO ESPRESSO - Echelle SPectrograph for Rocky Exoplanet and Stable Spectroscopic Observations
  • Tipo: Programa
  • Produção: Academia RTP
  • Ano: 2013

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.