Pesquisar

Biografia de Maria de Lurdes Pintassilgo

Maria de Lurdes Pintassilgo (1930-2004) foi a primeira mulher a desempenhar a função de primeiro-ministro em Portugal, ocupando o cargo durante cerca de seis meses.

Maria de Lurdes Pintassilgo assumiu, desde muito cedo, a liderança de associações e entidades ligadas a movimentos de mulheres ou estudantis.

Em 1953, com 23 anos, formou-se em engenharia químico-industrial , um caso raro na época, quando apenas três mulheres a acompanharam numa turma de 250 alunos.

Trabalhou em Portugal e no estrangeiro em diversas empresas e organismos públicos e, em termos pessoais, esteve ligada a movimentos religiosos. Em 1971 foi convidada a representar Portugal na Organização das Nações Unidas.

Foi uma entusiasta da revolução de Abril de 1974, sendo convidada para ocupar diversos cargos. Foi secretária de Estado da Segurança Social do Primeiro Governo Provisório, Ministra dos assuntos sociais e Embaixadora de Portugal na Unesco.

Em 1979 foi convidada pelo Presidente da República, Ramalho Eanes, para o cargo de Primeiro-Ministro. Ocupou o cargo durante seis meses. Seria ainda eleita deputada do Parlamento Europeu, a convite do PS, e candidata à Presidência da República em 1986.

 

Ficha Técnica

  • Título: Morreu Maria de Lurdes Pintassilgo
  • Tipo: estrato de reportagem
  • Autoria: Luísa Bastos
  • Produção: RTP
  • Ano: 2004

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui