Pesquisar

Breve História da Ciência em Portugal

“Breve História da Ciência em Portugal” é um livro que olha para a ciência e para os cientistas desde a época dos descobrimentos até depois do Estado Novo.

No livro, da autoria dos professores Carlos Fiolhais e Décio Martins, ambos do Departamento de Física da Universidade de Coimbra, podemos encontrar, por exemplo, referências às histórias pessoais de Pedro Nunes, Garcia de Orta, Avelar Brotero ou Egas Moniz.

Encontramos também outras personagens menos conhecidas, mas não menos importantes, como o jesuíta Cristophorus Clavius, um dos autores do Calendário Gregoriano – utilizado pelos países ocidentais – e amigo pessoal de Galileu.

Para além de individualidades os dois professores da Universidade Coimbra destacam ainda momentos da história do país onde se assistiu a uma aposta clara na ciência, e que tiveram importância no nosso desenvolvimento.

Carlos Fiolhais considera, no entanto, que o desenvolvimento científico do país se ficou a dever mais a ações individuais do que a políticas estruturadas e consistentes, resultantes de liderança de governos ou instituições.

Ficha Técnica

  • Título: Livro "Breve história da ciência em Portugal"
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Fernanda Fernandes
  • Produção: RTP/ Terra Líquida Filmes
  • Ano: 2010

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.