Pesquisar

Castelo do Mar, Safi Marrocos

O Castelo do Mar foi a última fortificação a ser construída na Praça Forte de Sáfi, em Marrocos. São três mil metros quadrados de muralha mandada construir pelo rei D. Manuel I para defender o importante entreposto comercial aí existente desde 1488.

Ainda hoje se podem ver os canhões da época que defendiam as muralhas de sete metros de altura, cinco de espessura e três quilómetros de comprimento. O processo de restauro da praça forte não tem sido fácil, sobretudo o do Castelo do Mar que assenta numa rocha.

Atualmente este está separado das muralhas da cidade onde habitam mais de vinte mil marroquinos. A fortificação tem outros vestígios importantes da arquitetura portuguesa: o que resta da catedral portuguesa, única no Norte de África, pode ser visitado entre casas de habitação a meio caminho do “souk” (bazar) marroquino.

Mafalda Gameiro visitou Sáfi, entrevistando o Diretor Regional da Agricultura, Karra Azzeddine, e o historiador Kreoya Brahim.

Ficha Técnica

  • Título: As Maravilhas de Portugal no Mundo - Castelo do Mar, Safi Marrocos
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Mafalda Gameiro
  • Produção: RTP
  • Ano: 2009

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui