Pesquisar

Eficiência energética: uma necessidade

Um estudo da Universidade de Coimbra serviu de suporte para legislação europeia sobre eficiência energética de motores eléctricos. Descobrir qual o motor mais adequado para cada objectivo de utilização é a base dessa investigação.

Em utilização industrial, cerca de 75% dos motores usados são eléctricos. Saber qual o grau de eficiência energética de diferentes motores para diferentes valores de carga foi o que se propuseram investigadores da Universidade de Coimbra.

Montaram uma bancada de ensaios de alto rendimento e estudaram atentamente as componentes eléctricas e mecânicas envolvidas de muitos tipos de motores, dos mais antigos aos mais inovadores.  O objectivo de se conseguir melhorar a eficiência energética tem grande impacto no ambiente e essa foi a motivação base do estudo, que serviu de suporte para que a legislação europeia pudesse ser mais conforme às preocupações ambientais crescentes.

Ficha Técnica

  • Título: República do Saber
  • Tipo: Extrato de programa
  • Produção: RTP
  • Ano: 2010

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.