Pesquisar

História da estação de comboios de Santa Apolónia

A Estação de Santa Apolónia, em Lisboa, foi inaugurada a 1 de maio de 1865, no reinado de D. Luís I. Ao longo de mais de 150 anos passaram por aquele local milhões de passageiros e ali aconteceram importantes momentos históricos.

É uma das mais antigas estações de comboios do país e foi ponto de passagem para milhões de emigrantes que nos anos sessenta e setenta chegavam e partiam para França ou Alemanha em busca de uma vida melhor. Esta imagem tornou-se de tal forma icónica que, junto ao edifício, foi construído um monumento para lembrar esses anos.

No interior da estação pode também ver-se uma placa que recorda outro importante momento da história do país: A chegada, da cidade do Porto, do general Humberto Delgado. Em 1958, durante a campanha eleitoral para as presidenciais, 0 “General Sem Medo” foi recebido em apoteose no Porto e, no seu regresso a Lisboa, era esperado por milhares de pessoas. A cercar a multidão estavam também forças policiais que tentaram terminar a manifestação.

Santa Apolónia perdeu importância após a inauguração da estação do Oriente, mas continuam a passar por ali centenas de milhares de pessoas por ano.

Ficha Técnica

  • Título: Retrospetiva histórica sobre a Estação de Santa Apolónia
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Cristina Liz
  • Produção: RTP
  • Ano: 2015

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui