Pesquisar

A Roma de Júlio César

Conquistador de terras, mentes e corações, Júlio César foi um dos grandes líderes militares e políticos da Europa.

Caio Júlio César nasceu em Roma no seio de uma família pertencente à elite romana e, ainda antes de se tornar famoso devido às suas conquistas militares, já tinha desempenhado funções políticas.

Conhecedores das suas ambições políticas, os senadores romanos afastaram César  da capital e enviaram-no para liderar as legiões da Gália. Em poucos anos assumiu a iniciativa militar e conquistou o território, combatendo e subjugando centenas de tribos que ali viviam.

As campanhas vitoriosas e a forma como as tornava públicas em Roma granjearam-lhe ainda mais popularidade, fazendo temer os responsáveis pela república que lhe ordenaram o regresso e o desmantelamento das suas legiões.

César regressou mas não obedeceu à segunda ordem e avançou para Roma à frente das suas forças, forçando uma guerra civil que durou dois anos e que terminou com a sua vitória.

Faz-se nomear ditador, governante com plenos poderes, com nomeação do Senado, por um período previamente estabelecido.

Enquanto liderou o Estado romano, introduziu importantes reformas administrativas e reformou o calendário.

Foi assassinado em 44 antes de cristo por elementos do Senado.

Ficha Técnica

  • Título: Câmara Clara - Júlio César
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Luís Caetano
  • Produção: RTP
  • Ano: 2008

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.