Pesquisar

Memórias da Batalha de Inglaterra

A Batalha de Inglaterra foi um momento de viragem na II Guerra Mundial, representando a primeira derrota séria para os alemães. Desde a invasão da Polónia que o regime nazi só tinha somado vitórias, ocupando a Noruega, a Dinamarca, a Bélgica, a Holanda, o Luxemburgo e a França.

Oficialmente, a chamada “Batalha de Inglaterra” começou a 10 de julho de 1940 e prolongou-se até 31 de outubro do mesmo ano, altura em que Adolfo Hitler cancelou a “Operação Lobo Marinho” (Unternehmen Seelöwe, em alemão), que tinha como objetivo a invasão do Reino Unido.

O objetivo desta iniciativa era enfraquecer as defesas aéreas, marítimas e terrestres de um país fragilizado depois de perder milhares de homens e toneladas de material em França, num corpo expedicionário esmagado pelo avanço alemão e evacuado à pressa através de Dunquerque.

Os primeiros ataques tiveram por alvo a navegação e os portos. Seguiram-se instalações militares, especialmente os sistemas de radar, comunicações e aeródromos. Por fim, os aviões alemães dirigiram-se para as cidades, com Londres a sofrer a maior parte das investidas.

Milhares de civis foram mortos e edifícios arrasados. Mas, apesar dos ataques, os britânicos conseguiram resistir aos assaltos com os aviões de caça da Royal Air Force (RAF) a assumir um papel central nesta campanha.

Este filme, realizado em 1963, recorda os dias em que o Reino Unido temeu pela sua independência e também viveu o seu “melhor momento” (The finest hour). Uma expressão utilizada por Winston Churchill que tinha assumido recentemente (maio de 1940) o lugar de primeiro-ministro, conduzindo a nação durante o período que durou a II Guerra Mundial.

Ficha Técnica

  • Título: Battle of Britain
  • Tipo: Reportagem
  • Produção: Universal News
  • Ano: 1963
  • Origem: National Archives and Records Administration (NARA)
  • Cedido: Steven Spielberg Film and Video Archive (RG-60.4713) / US Holocaust Memorial Museum
  • tradução e Legendagem: RTP Ensina/ João Domingos/ RTP Produção

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui