Pesquisar

Neodarwinismo, a genética e a evolução das espécies

As ideias de evolução que Charles Darwin defendeu em 1859, com o lançamento de "A Origem das Espécies", provavam pouco. Darwin não tinha os meios para explicar como as características passavam de pais para filhos.

A ideia base da sua obra “A Origem das Espécies” só veio a ser provada no século XX com o surgimento da genética. No século XIX foram dados os primeiros passos sobre o assunto pelo monge agostiniano Gregor Mendel, sendo ele quem descobriu as leis da hereditariedade que explicam a passagem de características de pais para filhos. Darwin morreu sem saber do estudo do genética feito pelo monge.

Em 1953, James Watson, um cientista americano, e Francis Crick, um cientista britânico. anunciaram ao mundo a descoberta da estrutura do ADN no pub “The Eagle”, em Cambridge. Essas evoluções da compreensão do estudo do desenvolvimento das espécies vieram a ser denominadas por neodarwinismo.

Ficha Técnica

  • Título: As Ilhas de Darwin - Neodarwinismo
  • Tipo: Documentário
  • Autoria: Paulo Santos, Thomas Dellinger
  • Produção: António Plácido
  • Ano: 2009

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.