Pesquisar

O 25 de Abril em ondas de rádio

A rádio foi um dos mais importantes meios de comunicação social durante o 25 de abril de 1974. Pelo país as notícias da revolução foram seguidas através deste meio e foi também ali que os portugueses ouviram as primeiras vozes de liberdade.

Foi na rádio que se ouviram as senhas que secretamente deram o sinal para a saída das tropas dos quartéis na madrugada do dia 25 de abril de 1974. Por volta das 22.55 horas do dia 23, João Paulo Dinis, na antena dos Emissores Associados de Lisboa, pôs no ar “E depois do Adeus”, de Paulo Carvalho, música vencedora do Festival da Canção desse ano. Meia hora depois, na Rádio Renascença, seria “Grândola Vila Morena”, de Zeca Afonso, a confirmar o arranque das revolução.

Mais tarde seria também na rádio que se ouviram as primeiras notícias sobre os acontecimentos e as reações das populações que acompanhavam a revolução. Nesta reportagem poderá ouvir o depoimento de uma das mulheres que ofereceram cravos aos soldados, ainda sem ter a percepção de que essa flor ficaria como um dos símbolos do movimento.

Ficha Técnica

  • Título: O Fascínio dos Objetos
  • Tipo: Programa
  • Autoria: Bárbara Miranda/ Paulo Figueiredo
  • Produção: RDP Internacional
  • Ano: 2013

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui