As batalhas da Roliça e do Vimeiro

As batalhas da Roliça e do Vimeiro são os primeiros confrontos militares sérios na Península Ibérica entre as forças britânicas e francesas. Os primeiros venceram os dois combates e puseram fim à primeira invasão francesa.

Os franceses entraram em Portugal em 17 Novembro de 1807 e não enfrentaram qualquer resistência organizada.

Com o tempo algumas guerrilhas locais foram causando preocupações aos invasores, mas só em Agosto do ano seguinte surgiria resistência organizada com o desembarque de uma força inglesa à Figueira da Foz.

A esquadra britânica chega a Lavos no dia 1 e termina o desembarque quatro dias depois. No terreno ficam cerca de 16 mil homens, comandados pelo general Arthur Wellesley (futuro Duque de Wellington), que avançam para Lisboa pelo litoral, contando com o apoio dos navios. Juntaram-se a estas forças cerca de duas mil tropas portuguesas.

O primeiro confronto acontece na Roliça, com cerca de quatro mil tropas francesas comandadas pelo general Delaborde, no dia 17 de Agosto. Perderam o confronto, mas apesar da inferioridade numérica deram boa resposta ao ataque. Perderam cerca de 600 homens, mas infligiram mais de 400 baixas entre os luso-britânicos. Destes cerca de 70 foram mortos e os restantes feridos e desaparecidos.

A 21 dá-se novo recontro, mas agora no Vimeiro. À frente dos franceses está já o comandante supremo em Portugal, o general Junot, e as forças também são um pouco mais equilibradas. Do lado francês estão 14 mil homens que enfrentam 18 mil luso-britânicos.

Os Ingleses vencem de novo e obrigam à rendição das forças francesas que se efetiva na Convenção de Sintra. Junot compromete-se a retirar de Portugal. Os britânicos garantem o transporte até França nos seus navios podendo levar armas, munições e bagagem, onde se incluí muito do saque que tinha sido feito no país nos meses anteriores.

Luís Rego, de costas para guerra
Veja Também

Luís Rego, de costas para guerra

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Chegaram os Franceses!
  • Tipologia: Extrato de Documentário
  • Autoria: Júlia Fernandes
  • Produção: RTP
  • Ano: 2007