Pesquisar

O poder aéreo dos Aliados

A utilização da aviação de forma maciça para aterrorizar, enfraquecer e destruir o inimigo aconteceu pela primeira vez de forma coordenada na Guerra Civil de Espanha, mas foi na II Guerra Mundial que os aviões mostraram todo o seu potencial. Tanto as potências do Eixo como os Aliados tentaram conquistar a supremacia aérea, que seria um factor decisivo para a vitória dos últimos em 1945.

No início do conflito, a superioridade aérea pertenceu aos alemães em todas as frentes, mas a situação inverteu-se posteriormente. Nos últimos três anos da guerra, especialmente após a intervenção dos EUA, foram os aliados a conquistar a supremacia nos céus, um elemento essencial para assegurar a derrota do nazismo.

Os aviões aliados partiram primeiro de Inglaterra e depois de bases no Norte de África e em Itália. Tinham como missões destruir a força aérea alemã e realizar bombardeamentos a alvos militares estratégicos, fábricas e cidades. As vagas de bombardeiros britânicos e americanos, que atacavam de dia e de noite, desgastaram e desmantelaram os caças da Luftwaffe e a indústria que alimentava a máquina de guerra de Hitler.

Neste filme podemos acompanhar a campanha aérea aliada em 1943, quando foram asseguradas bases em Itália que permitiram realizar ataques de forma consistente no sul da Alemanha.

 

Nota: Este filme é um documento histórico relevante para retratar a II Guerra Mundial, o conflito mais mortífero de sempre, mas a sua produção estava também ao serviço da propaganda, instrumento usado por todos os beligerantes, circunstância que  deve ser tida em conta durante o visionamento.

Ficha Técnica

  • Título: The War 1941-1944/ The air front
  • Tipo: Filme de propaganda
  • Produção: United Films
  • Ano: 1943
  • Origem: National Archives and Records Administration
  • Cedido: Steven Spielberg Film and Video Archive (RG-60.1102) / US Holocaust Memorial Museum
  • Tradução e Legendagem: RTP Ensina/ João Domingos/ RTP Produção

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui