Pesquisar

Humberto Delgado: a luta pela liberdade

Humberto Delgado ficou conhecido como o “General sem Medo” pela forma como conduziu a campanha eleitoral das presidenciais de 1958. A sua coragem mobilizou o país e assustou o regime do Estado Novo que utilizou todos os meios para falsificar os resultados das eleições.

Através das memórias e declarações de diversas personalidades reconstitui-se o trajeto de Humberto Delgado , especialmente durante as eleições de 1958 , e também se caracteriza o período histórico em que decorreram as suas ações.

Conhecido como um dos delfins do regime, Delgado foi um elemento chave nas relações com os britânicos durante a II guerra mundial e na criação da TAP depois do conflito. Após a passagem pelos Estados Unidos da América, como representante português na NATO, mudou de atitude em relação ao Estado Novo e aceitou ser candidato pela oposição às eleições presidenciais de 1958.

Para além da filha, Iva Delgado, são também entrevistados neste documentário Jaime Nogueira Pinto, Mário Soares, Marcelo Rebelo de Sousa e Fernando Rosas, entre outros.

Ficha Técnica

  • Título: Obviamente, demito-o!
  • Tipo: Documentário
  • Autoria: Lauro António
  • Produção: RTP
  • Ano: 2008

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.