Pesquisar

Portugal é exemplo de tolerância religiosa

"E Deus criou o mundo" é um programa da Antena 1 que senta à mesma mesa representantes de credos religiosos diferentes. Numa casa de Lisboa, dois irmãos são pastores de distintas correntes religiosas. Exemplos de tolerância que parece caracterizar o país.

Todas as semanas, na rádio pública, um judeu, um muçulmano e um católico sentam-se frente aos microfones para falar sobre religião e sobre aquilo que os une ou os separa. No programa “E Deus criou o mundo” não há temas proíbidos e questões como os abusos sexuais na igreja católica, o terrorismo muçulmano ou a afirmação do Estado de Israel também já foram debatidos.

Este é um dos exemplos que apontam Portugal como exemplo de tolerância religiosa no mundo, existindo normalmente uma boa relação não só entre as diversas confissões, mas também entre estas e o Estado.

Esta tolerância é também visível em muitas casas: nesta reportagem é dado o exemplo de dois irmãos, um deles padre católico e outro pastor evangélico.

Ficha Técnica

  • Título: Fronteiras XXI: Exemplos de tolerância religiosa
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Lavínia Leal
  • Produção: RTP
  • Ano: 2018

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui