Um museu chamado Barracuda
Em 42 anos de serviço, o submarino Barracuda navegou mais de 35 mil horas submerso em missões de vários tipos. Agora, é um polo de atração para quem quiser saber um pouco mais sobre sobre a história dos submarinos e da Marinha Portuguesa.
O submarino Barracuda, de construção francesa, foi entregue à Armada em 1968 e esteve ao serviço durante 42 anos realizando centenas de missões de patrulha, controlo costeiro, apoio à atividade policial e projeção de forças especiais em zonas costeiras.
Veja TambémMuseu Marítimo de Almirante Ramalho Ortigão em Faro
No final de 2022, o submarino assumiu uma função museológica, tornando possível aos visitantes aperceberem-se do espaço em que operavam os 55 homens da guarnição. Existiam, por exemplo, apenas 35 camas onde os turnos se revezavam para dormir.
O Museu funciona na doca seca de Almada, onde o navio se encontra ao lado da Fragata D. Fernando Glória.
Nesta reportagem pode acompanhar as declarações de visitantes e do comandante Véstias Letras da Marinha Portuguesa.
Veja TambémO “Espírito do Porto” na revolta de 1891
Veja TambémPeças antiaéreas da Madeira da II Guerra Mundial
Veja TambémSubmarino alemão afundado nos Açores durante a II Guerra Mundial
Veja Também
A convenção de Évoramonte