Museu Marítimo de Almirante Ramalho Ortigão em Faro
Ensino:

Sediado na capitania do Porto de Faro, o Museu Almirante Ramalho Ortigão reune peças do acervo suprimido do Museu Industrial Marítimo e da coleção particular do oficial da Armada António Artur Baldaque da Silva.<br /> <br />

O museu é constituído por três salas, a sala Lyster Franco, a sala Manuel Bívar e a sala Baldaque da Silva, onde se encontra um dos mais importantes espólios de peças associadas à cultura marítima do país.

Um museu chamado Barracuda
Veja Também

Um museu chamado Barracuda

Maquetes de navio, técnicas de construção naval, instrumentos náuticas, pinturas e desenhos de espécies de animais marinhos,  e uma colecção de miniaturas de artes de pesca que integra uma armação de atum completamente montada e à escala, ocupando uma posição central numa das salas, fazem parte desta colecção.

O Museu foi criado por despacho de 4 de Janeiro de 1889 e esteve em vias e ser transferido para Lisboa em 1929, mas acabou por ficar na região.

Este programa integra a série “Em Busca do Museu Desconhecido”, onde a RTP efetua uma viagem, por todo o continente e pelas regiões autónomas mostrando espaços museológicos menos conhecidos do grande público.

Museu da Fábrica da Baleia do Boqueirão, na ilha das Flores
Veja Também

Museu da Fábrica da Baleia do Boqueirão, na ilha das Flores

 

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Em busca do museu desconhecido - Museu Marítimo de Almirante Ramalho Ortigão
  • Tipologia: Programa
  • Autoria: Margarida Metello/ Sofia Leite
  • Produção: RTP
  • Ano: 2020