Pesquisar

Projeto escolar contra maus tratos

Os temas são conversados entre alunos e das respostas aos inquéritos pode perceber-se se existem ou não maus tratos. O projeto está ser desenvolvido em escolas do Fundão, mas pretende estender-se concelhos.

Nem sempre é fácil as vítimas denunciarem os maus tratos a que são sujeitos. É com essa ideia em mente que nas escolas do Fundão os alunos estão a realizar um jogo onde se entrevistam entre si e, do resultado destes inquéritos, podem resultar novos casos assinalados que serão encaminhados para serviços competentes.

Este iniciativa, que recebeu um prémio nacional, pretende também sensibilizar as crianças e jovens para o problema dos maus-tratos.

O projeto, denominado “Mimos a Torto e a Direito“, está a ser realizado no Agrupamento Escolar Gardunha e Xisto e é promovido pelo Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco do Agrupamento de Centros de Saúde da Cova da Beira.

Os casos que são assinalados são encaminhados para apoio psicológico. Nos próximos anos pretende-se alargar a atividade a outros concelhos abrangendo um total de 1500 crianças.

Ficha Técnica

  • Título: Premiado projecto contra maus tratos em escola
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Sandra Salvado
  • Produção: RTP
  • Ano: 2014

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.