Pesquisar

Retratos de quem voltou das ex-colónias

Foram pelo menos meio milhão os portugueses que regressaram das ex-colónias na sequência do processo de descolonização. A maioria veio de Angola e, de um modo geral, tinham qualificações superiores aos que residiam em Portugal.

O regresso dos chamados retornados a Portugal foi um dos movimentos de maior amplitude social que se registou na Europa da segunda metade do século XX.

Apesar dos sistemas de apoio implementados pelo governo, a integração de muitas destas pessoas ficou mais a dever-se à resiliência e ao apoio de familiares residentes no país do que aos programas de suporte implantados na época. Mesmo assim, consideram os especialistas, de um modo geral, os resultados foram positivos.

Cerca de sessenta por cento dos que entraram em Portugal durante aquele período vieram de Angola, enquanto 35 por cento eram originários de Moçambique. Das restantes colónias serão pouco mais de 22 mil os que entraram no país.

Ficha Técnica

  • Título: O regresso dos retornados
  • Tipo: Reportagem
  • Produção: RTP
  • Ano: 2008

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui