Pesquisar

Tabagismo e doenças do coração

Fumar faz mal à saúde. A frase está em todo o lado. Seja em campanhas de fundo ou em campanhas de choque, os alertas para os perigos do vício sucedem-se. Sabemos já todos certamente que o tabaco provoca doença, incapacidade e morte prematura. Mas o hábito continua a crescer entre as mulheres e os jovens portugueses. Arriscam pelo prazer e ficam presos à nicotina. Um dos órgãos que mais sofre é o coração.

Quem fuma pode vir a ter problemas de coração. Seja fumador recente, de um cigarro por dia ou apenas ocasional. A verdade é que assim que o fumo entra no corpo, começa a deixar marcas. No caso das doenças cardiovasculares – 2 a 4 vezes mais frequentes nos fumadores – faz aumentar a tensão arterial e a frequência cardíaca, eleva o nível de adrenalina, os vasos sanguíneos diminuem , provoca o estreitamento das artérias e a agregação das plaquetas, ficando o sangue mais viscoso com tendência à formação de coágulos. Ou seja, estamos a falar de riscos vários: enfarte do miocárdio, ataque cardíaco, angina de peito e acidente vascular cerebral.

O cardiologista Fernando Pádua explica o que o tabaco faz ao coração. Pode dar prazer mas…não compensa o mal que faz, começa por dizer.

  • Temas: Cidadania, Saúde
  • Ensino: 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo, Ensino Secundário

Ficha Técnica

  • Título: Repórteres da Terra
  • Tipo: Extrato de Programa
  • Produção: RTP

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui