Porque é que bocejamos?
Antes, pensava-se que tinha a ver com a necessidade de levar mais oxigénio para os pulmões de maneira a sentirmo-nos menos cansados. Mas...
Estudos recentes afirmam que bocejamos para arrefecer o nosso cérebro. Tal como um computador, este funciona melhor a uma certa temperatura para não aquecer demasiado. Mas será que o nosso cérebro é assim tão encalorado? A verdade é que estar cansado e não dormir o suficiente aumenta a temperatura do cérebro, o que explica porque bocejas tanto quando brincas até demasiado tarde.
E já reparaste que quando vês alguém a bocejar, também te apetece bocejar? E é mais provável bocejares quando vês alguém de quem gostas fazê-lo. Isso acontece porque o bocejo é contagiante. É tudo uma questão de empatia, que é a capacidade de entendermos e partilharmos os sentimentos dos outros. Mas na verdade, bocejar não é só para humanos. Todos os animais vertebrados bocejam, incluindo peixes e pássaros.
Pronto, agora chega, vai brincar antes que comeces a bocejar.
“Um Minuto de Ciência por dia não sabes o bem que te fazia” é um conteúdo do Pavilhão do Conhecimento para a rádio zigzag.
Temas
Ficha Técnica
- Título: Um Minuto de Ciência por dia não sabes o bem que te fazia
- Tipologia: Infantil
- Autoria: Rádio Zig Zag / Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva
- Ano: 2016