Como é que o Pokémon Go funciona?
A culpada do Pókemon Go ser tão especial chama-se ciência. Como? Através de três tecnologias que os responsáveis pelo jogo aproveitaram para criar este mundo fantástico.
A primeira tecnologia chama-se navegação GPS. Este sistema marca a tua localização a partir do telemóvel que sabe exactamente onde estás, com a ajuda de 24 satélites que andam à volta da Terra.
Espectacular, não é?
Outra tecnologia é a base de dados que o jogo utiliza de todas as cidades e sítios no mundo inteiro. É por causa disto que o jogo detecta onde estão todos os Pokestops e Pokegyms.
Mas o que torna o jogo único é mesmo a tecnologia da realidade aumentada, em que coisas criadas por computador aparecem no sítio onde tu estás. Ou seja, a realidade aumentada aproveita a realidade existente à tua volta, tornando o mundo real num jogo.
Quando vais apanhar um Pokemon, por exemplo, a câmara fotográfica do telemóvel liga-se. O jogo usa a câmara para analisar o espaço à tua volta e para pôr uma imagem virtual no ambiente do écran que estás a usar.
Agora se me dás licença, tenho que ir apanhar um Nidoran que me estava a provocar no elevador…
“Um Minuto de Ciência por dia não sabes o bem que te fazia” é um conteúdo do Pavilhão do Conhecimento para a rádio zigzag.
Temas
Ficha Técnica
- Título: Um Minuto de Ciência por dia não sabes o bem que te fazia
- Tipologia: Infantil
- Autoria: Rádio Zig Zag / Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva
- Ano: 2016